terça-feira, 11 de agosto de 2009

>

Festival Vídeo Índio Brasil 2009

Segunda edição do festival teve início nessa segunda-feira, dia 10, em Campo Grande



A abertu
ra da segunda edição do Festival Vídeo Índio Brasil 2009 aconteceu nessa segunda-feira, 10 de agosto, no CineCultura, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O evento tem como objetivo difundir e contribuir para a preservação da cultura indígena no Brasil. Serão cerca de 285 atividades entre seminários, debates, exposições, exibições de filmes e uma oficina de produção de vídeo para indígenas.


O projeto conta com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), com recursos de R$ 100 mil do Fundo Nacional de Cultura e do Programa Cultura Viva da Secretaria de Cidadania Cultural.

O Festival conta, também, com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Ministério do Turismo.


Na manhã desta terça-feira (11), teve início a série de seminários A Imagem dos Povos Indígenas na Mídia, que integram a programação do Vídeo Índio Brasil 2009. O primeiro debate terá como tema Políticas Públicas de Cultura para os Povos Indígenas.


Participam do seminário, o coordenador geral de Fomento à Identidade e Diversidade Étnica da SID/MinC, Marcelo Manzatti, o diretor de Assistência da Funai, Aloysio Guapindaia, e o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Athayde Nery. O debate será mediado pela jornalista Margarida Marques.


O festival estará em cartaz, também, na Aldeia Urbana Marçal de Souza, na Aldeia Água Bonita, no Ponto de Cultura Mukando Kandongo, na Casa Brasil Instituto Delta de Educação, na Associação de Moradores da Vila Santo Eugênio e na FundaçãoTia Olívia.


Ainda como parte das atividades do Festival, foram realizadas, desde o último fim de semana, oficinas de produção audiovisual, que pretendem ensinar indígenas, de diversas regiões do Mato Grosso do Sul, a manusearem os instrumentos necessários para a produção de vídeos. Permitindo que eles mesmos mostrem à sociedade seus costumes, crenças e saberes contribuindo ativamente para a difusão de suas próprias culturas.


As atividades são gratuitas e continuarão até o dia 16 de agosto. A programação completa pode ser conferida no endereço www.pontaodeculturaguaicuru.org.br.


Fonte: Comunicação SID/MinC


Telefone: (61) 3316-2129


E-mail: identidadecultural@cultura.gov.br



Site: http://www.cultura.gov.br/site/categoria/politicas/identidade-e-diversidade/


Blog: http://blogs.cultura.gov.br/diversidade_cultural/


Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL comente utilizando sua OPenID;
Obs: Comentários dos (as) leitores (as) não refletem as opiniões do blog.

Amigos no diHitt

Nossos visitantes

free counters

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO